quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Cancro da tiróide

No fim de Junho fui a uma consulta de rotina na minha médica de clínica geral por causa de umas borbulhas que tinha nas pernas. Ela teve me a ver o pescoço e achou que tinha a tiroide sobressaída e mando-me fazer uma ecografia. Na ecografia descobriu-se um nodulo na tiróide. Até aqui nada de especial, a minha mãe e a minha tia também têm nódulos sem problemas nenhuns. Depois acabei por fazer uma biopsia que acabou por ser inconclusiva. Tive de fazer mais duas até ter um resultado. Tenho a dizer que não é nada agradável fazer uma biopsia... sente se a agulha a percorrer o pescoço...nada nada agradável. (mas comparado com o que vivi a seguir não é nada...). Num sábado de manha fiquei a saber que era um tumor e que podia ser maligno, ou seja cancro. entrei em pânico... "Cancro da tiróide? o que é isso? cancro pode originar morte!e cair cabelo! tenho de fazer quimioterapia? e porquê a mim? provoquei isto? " Pode se dizer que estas coisas passaram me pela cabeça e muitas mais... o problema foi que eu não fazia a mínima ideia o que era este cancro e se realmente era cancro. Quando fui a endócrinologista ela disse para fazer a tiroidectomia total, ou seja remover a tiroide toda. E assim fiz, dia 4 de Agosto tive a operação e correu tudo bem (em geral). Mas a médica disse me que era provável que tivesse cancro da tiróide mas que não tinham a certeza. Só depois de tirar a tiróide e analisa-la é que saberiam se seria cancro. Se fosse cancro teria de fazer um tratamento, o iodo radioactivo, que não é quimioterapia, é um tratamento pouco agressivo ( acho..) e pela maneira que me falaram desse tratamento, era uma coisa simples.
A minha estadia no hospital não foi nada agradável, foi a pior experiência da minha vida mas cresci, aprendi e hoje dou mais valor á vida e tenho outra visão da vida. Acho que as piores partes da estadia foi ver as outras pessoas e o meu sistema nervoso. Ver as pessoas com problemas muito mais graves que o meu e pensar que no futuro posso vir a ter esses problemas.A senhora que estava ao meu lado estava na cama á um mês e tinha sido operada ao intestino varias vezes, depois outra senhora que passou a noite a dizer "ai ai ai ai...."... não dá para explicar em palavras o que senti. E o meu sistema nervoso "deu cabo de mim", no primeiro dia entrei em panico, vomitei varias vezes.... foi uma loucura.
A cirurgia era para ser dia 2, foi adiada para dia 4,ou seja tive de ficar no hospital mais dias do estava previsto e tive de ter paciência e lidar com a ansiedade.
Para além disto tudo, tinha e tenho uma cicatriz no pescoço. Nos primeiros dias que tive em casa depois da cirurgia entrei em panico porque a cicatriz era feia e tinha medo que não desaparece-se. Sinceramente ninguém me disse se ia desaparecer, dizem que é provavel que fique uma coisinha de nada, que mal se vai notar mas só daqui a alguns meses é que se vai saber. Já passou quase um mês que fui operada e realmente ela está bem melhor mas vê-se perfeitamente. Nada que um encharpe ou uma camisola de gola alta não resolva. Dizem que demora 6 meses até a cicatriz ficar no estado que vai ficar para o resto da vida, vamos ver. Não ando preocupada com isso mas...gostava que desaparece-se mas até lá vivo com o que tenho.

Mas hoje é um dia de uma excelente noticia!! Fiquei a saber que realmente TIVE cancro da tiróide mas já não tenho!!! :D ao retirarem a tiróide tiraram me o cancro todo :D conclusão: não tenho de fazer tratamento :D  Claro que de 6 em 6 meses tenho de fazer analises ao sangue e que posso vir a ter que fazer tratamento se "o cancro voltar" mas vou viver a vida e se um dia tiver de fazer tratamento faço e pronto! 

2 comentários:

  1. Olá Carla, fico feliz por saber que está tudo bem contigo e que o pior já passou. Em relação a dar valor a vida sei do que falas. Há 1 ano atras tive uma paragem cardiaca e literalmente morri e "nasci". Hoje em dia tenho a cicatriz por fora e por dentro da operação que fiz e ao inicio fiquei triste mas hoje olho para a cicatriz e penso estou viva e pronta para enfrentar mais um dia...Um beijinhos e tudo a correr bem.

    ResponderEliminar
  2. Olá :) Obrigada pelo teu comentário :)
    Depois deste tipo de experiencias damos sempre mais valor á vida :)
    Beijinhos e tudo de bom para ti também***

    ResponderEliminar